
Dez anos de comunidade terapêutica recuperando vidas (CTRV) se considerarmos como uma pessoa. Mas,se pensarmos como divino, faz bastante tempo, pois para Deus o tempo não existe. Alguns pontos trazidos à mente pela história:
- Em 1937, Raimundo Albano de Almeida, meu avô, ajudou a construir a igreja menino Jesus, em Chorozinho. Não teria sido aí o início da CTRV.
- Em 1976, quando batizei minha filha Daniela, fiz um compromisso como Senhor. Não teria sido aí o início?
- Em 2003 estava esperando meu filho na porta da faculdade por volta de 21:30, como ele estava demorando, fiquei bastante irritado, eis que chega um cidadão com idade próxima a minha, abriu uma caixa de papelão fez uma cama e deitou-se, na maior tranquilidade e felicidade, foi quando me dei conta da minha pequenez e fiquei com muita vergonha do Senhor.Não teria sido aí o início da CTRV?
- Em 2005 tive a graça de ser ordenado diácono. Também pode ter sido aí?
- Em 2008 fui convidado para coordenar a pastoral da sobriedade da arquidiocese de Fortaleza, foi quando conheci o mundo da dependência química.
- Em 2014, fundamos a CTRV. Portanto, não existe uma data específica, pois, na história da minha vida, a CTRV começou antes do meu nascimento, como meu avô Raimundo Albano.
Pode também, começar no momento do ingresso de um novo filho de Deus, que busca o seu tratamento.
Meu querido amigo(a), pense um pouco, qual é o seu patrimônio? Como humano, você vai partir e o seu patrimônio será rifado pelos que ficaram, será que vale a pena? Não seria mais importante construir um patrimônio para viver com ele depois da sua partida? Ou seja, na eternidade? Pense bem, a vida humana tem média 90. Após a partida, não é mais considerado "tempo", é a eternidade, vivemos como anjos e não temos tempo nem espaço delimitados.
O nosso patrimônio será o amor, a misericórdia, a disponibilidade que devotamos a todos incondicionalmente, o desapego, a confiança no Senhor Jesus, a prática na escuta da palavra, a constância na oração, a resiliência nos projetos de Jesus.Tudo isso é patrimônio, legado que levamos a eternidade.
Jesus te ama e eu também.
Diácono Fernandes.